Envelhecimento cutâneo…como combatê-lo?

A pele como se sabe também pode ser chamada de órgão, sendo o maior do corpo humano. Com o passar dos anos (fator intrínseco) e fatores ambientais (fator extrínseco), os sinais característicos do envelhecimento da pele vão ficando cada vez mais evidentes. Fisiologicamente falando, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso (fibras de colágeno), elástico (elastina), diminuição da renovação celular e da rede vascular, além da perda de água, o que determina o grau de hidratação, através da barreira cutânea, tornando a pele fina, seca, enrugada e por vezes ocorrem desordens pigmentares (manchas senis, lentigos, sardas e melasmas. Todos esses danos são causados por fatores extrínsecos como por exemplo radiação UV (exposição solar), toxinas (tabagismo), sedentarismo, má alimentação (consumo exagerado de açucar), desordens emocionais e uso incorreto de cosméticos e medicamentos ou intrínsecos que é cronológico, ou seja, que estão relacionados com o avanço da idade.

 

 

 

 

 

 

RADICAIS LIVRES E ESTRESSE OXIDATIVO: Um dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo! Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados ao aparecimento do câncer e ao envelhecimento das células. O excesso desses radicais livres no organismo é chamado de estresse oxidativo, que é responsável pela degradação do colágeno. Ele altera os ciclos de renovação celular, causando danos ao DNA, desencadeando desta forma doenças inflamatórias e alergias na pele. Mas claro e óbvio que não deixaremos de respirar por conta disso!!! Isso faz parte da vida e faz parte do fator intrínseco!!! Porém, alguns fatores externos (extrínsecos), contribuem para a produção desses radicais livres e esses sim podemos controlar:

☀Exposição excessiva à luz solar

☁Poluição

🚬Tabagismo

😡Estresse

🍸Consumo excessivo de álcool

🍧Alimentação irregular e excesso de açucar

👀Privação de sono

⚽Sedentarismo

 

MAS E AÍ COMO COMBATER ESSE TAL DE RADICAIS LIVRES???

Através dos antioxidantes! 💊 🍉 🍎 🍅 💦

Que são moléculas que se ligam nesses radicais livres, tornado-os inofensivos.  Vou citar alguns ativos, encontrados em cosméticos que possuem essa ação, como o Ácido ferúlico, Ácido alfa lipóico, Argireline, Coenzima Q10, Àcido hialurônico, Ascorbosilane C, Vitamina C, Extrato de chá-verde, Resveratrol. E alguns alimentos com função antioxidante: Açafrão ou cúrcuma, Acerola, Brócolis, Laranja, Limão, Melão, Morango, Tomate, Amêndoa, Castanha-do-pará, Semente de Girassol, Frutas vermelhas, Alface Roxa, Cebola roxa, Chá verde, Semente de linhaça, Soja, Salmão, Uva roxa, Vinho tinto, etc.

Ah, e não se esqueçam de beber muiiiita água!!!

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

TRATAMENTOS ESTÉTICOS REJUVENESCEDORES EM AÇÃO!

Podemos citar alguns tratamentos que estimulam a produção de colágeno e elastina e amenizam as rugas faciais, como:

Aplicação de Toxina Botulínica

Preenchimentos Faciais

Skinbooster

Mesoterapia ou Intradermoterapia

Microagulhamento

Radiofrequência

Peelings Químicos e Diamante

 

Então minhas queridas nós podemos sim combater o envelhecimento ou melhor dizendo retarda-lo!!! Mãos à obra!!!

 

Beijos!!! 💋💋

 

 

 

Alini Rios
Sou Biomédica e pós-graduada em Biomedicina Estética. Nascida em Santa Rita do Passa Quatro/SP. O Blog Estética Splendore foi criado em Setembro de 2015, com a finalidade de compartilhar meus conhecimentos no mundo da estética, que vem crescendo a cada dia. Sou geminiana, nascida em 12 de Junho e tenho como adjetivos a criatividade e a curiosidade. Quero dividir meus conhecimentos e aprender com meus leitores!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: